qualTipoAutomação
09/07/2020

Tipos de Automação Comercial para bares e restaurantes.

Por Miguel Costa

Usar a automação comercial em bares e restaurante é tão essencial como usar o celular no dia a dia. É necessário utilizar o recurso de um software para gerenciar os seus clientes, gerir o negocio e garantir um bom atendimento.


Em outras palavras existem vários tipos de automação para cada tipo de negocio. Portanto nesse artigo você saberá melhor como identificar o atendimento ideal para o seu bar, restaurante e padarias, ou qualquer negócio do ramo alimentício.

Além disso, um sistema de automação te mantém regular com o fisco, no qual é uma exigência fiscal para bares, restaurante e afins emitem regularmente os cupons fiscais aos seus clientes

Mas Afinal, eu preciso de um Sistema de Automação Comercial?

Automatizar nada mais é que controlar e executar tarefas por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, para substituir o trabalho humano. A automação em um bar e restaurante ajuda muito o processo de atendimento, caixa, estoque e financeiro.

Por exemplo, imagine um restaurante que não tem automação, fazendo entregas e atendimento presencial. Certamente os funcionários terão que anotar todos os pedidos, colocar em ordem, levar os pedidos na cozinha, e ainda copiar o pedido para o caixa para calcular a conta. Ufá!!! Só de imaginar já dá um cansaço físico e mental.

Portanto a tecnologia é uma aliada para garantir uma melhor experiência do cliente com o restaurante. Sendo assim agora imagine um restaurante automatizado, em apenas poucos cliques no smartphone, o pedido já se integra com a cozinha e o caixa.

Para te ajudar a entender melhor, vamos listar os principais tipos de Atendimentos de Automação Comercial para bares, restaurantes e afins.

  1. Expresso ou Rápido.
  2. Mesa.
  3. Ficha de Consumo ou Comanda Individual.
  4. Delivery
  5. Autoatendimento e Auto pagamento
  6. Atendimento com Check-in e/ou Check-out

1. Expresso ou Rápido.

Esse tipo de atendimento é muito usado em Shoppings, Praça de alimentação e Food trucks. Aliás, é o principal atendimento utilizado em fast-food e Buffets.

O processo de atendimento expresso também conhecido como atendimento rápido é um dos atendimentos mais simples utilizado. Uma vez que o cliente pede o produto no caixa, recebe o comprovante fiscal com uma senha e aguarda ser atendido pelo painel de senha.
Dessa forma nos Buffets o processo é muito mais rápido. Em suma o cliente se serve no Buffet e coloca o prato na balança para calcular o peso do seu prato, e logo finaliza a compra no caixa.

Atendimento Rápido

2. Atendimento na Mesa.

O atendimento de mesa é o mais clássico entre os atendimentos, o consumo dos clientes é gerenciado pelo numero da mesa. Entretanto o garçom é responsável em fazer o atendimento lançando o pedido através de um Smartphone ou Tablet, para os locais de produção.

Enfim ao se sentir satisfeito o cliente pode fazer o pagamento diretamente no caixa ou pagar na própria mesa através das maquininhas integradas com o sistema de automação. A princípio o atendimento de mesa é muito utilizado em restaurantes “A lá Carte”. Portanto é ideal para negócios como Pizzaria, Restaurantes de Frutos do Mar e Restaurantes tradicionais.

Atendimento por Mesa

3. Ficha de Consumo ou Comanda Individual.

Esse tipo de atendimento é parecido com o atendimento de mesa, porem a grande diferença é que o consumo é individual e não compartilhado com as pessoas em sua mesa. Ou seja, o cliente recebe uma ficha com um numero único, no qual todo o seu consumo será lançado neste numero. Depois que o garçom lança os produtos, o mesmo pode informar o local de entrega para a cozinha, facilitando a entrega dos produtos. Por fim o cliente apresenta a ficha ao caixa para fazer o seu pagamento.

Entretanto esse atendimento também é utilizado em baladas e eventos com pulseiras numeradas, que podem ser Pré-Pagas ou Pós-Pagas. Sendo assim as pulseiras são individuais, facilitando o lançamento de produtos e pagamentos no caixa. Portanto esse atendimento é ideal para negócios como Bares, Baladas, Padarias, Cafeterias, Buffets e Hamburguerias.

Atendimento Ficha

4. Entrega ou Delivery.

O atendimento por entrega cresceu 77% nas duas primeiras semanas de março/2020 (Valor Investe,2020). Da mesma forma existe diversas plataformas que ajudam os estabelecimentos ficarem aptos a entregar os seus produtos. Mas é necessário que essas aplicações sejam integradas com um sistema de automação, para ter o controle centralizado das suas informações. A final sempre tem alguém desejando o seu produto no conforto do sofá.

Atendimento Delivery

5. Autoatendimento e Auto Pagamento.

É uma tendência que vem ganhando espaço em diversos tipos de negócios do ramo food. No entanto tem uma grande diferença entre o Autoatendimento do Auto Pagamento.

O Autoatendimento é quando um cliente faz o seu próprio pedido através de um cardápio digital ou do seu próprio smartphone. Por outro lado o Auto Pagamento é quando o cliente faz o pagamento através de um totem ou do seu smartphone.

Em conclusão esses tipos de atendimentos podem ser usados em qualquer tipo de negocio. Mas requer um bom planejamento de instalação e treinamento da equipe, para apresentar uma boa experiência ao cliente final.

6. Atendimento por Check in e/ou Check out.

Esses atendimentos são muito usados em bilheterias ou locais com catracas de acesso interligadas ao sistema de automação. De fato é um processo simples, porem requer atenção. Pois o cliente terá que fazer um check-in para entrar no estabelecimento, através de totens com catracas ou em uma bilheteria. Por fim o cliente ganha uma numeração que pode ser uma ficha de consumo ou uma pulseira. Especialmente nas baladas ou Pubs no momento do Check-in, é solicitado um cadastro e identificação. Pois nesses lugares existem regras de maior idade.

Por outro lado com essa mesma pulseira o cliente faz o Check-out em uma catraca de acesso ou em uma portaria, verificando se existe alguma pendencia financeira na sua ficha.

Esse tipo de serviço é ideal para conveniências, restaurante de hotéis, baladas e pubs.

Restituição de Impostos

Qual é o melhor atendimento de automação comercial para o meu negocio? Como devo escolher?

A automação gira em torno de processos e o principal deles é como o seu cliente é atendido. Logo depois de entender como o atendimento funciona fica mais claro escolher como será o atendimento através de um sistema.

Todavia a automação não é somente o atendimento ao cliente, é necessário ter atenção na área administrativa. Contudo esse é o principal problema para Bares e Restaurantes atualmente, ter um equilíbrio entre o operacional e o administrativo.
Aprenda boas praticas, de como melhorar os processos administrativos no seu restaurante.
Veja mais sobre neste post: Saiba diferenciar o Operacional e Administrativo do seu Restaurante.

Então, o que é preciso ter para um sistema de automação comercial?

O investimento é dividido em Equipamentos e Sistemas. Ou seja, cerca de 70% será de investimento em equipamentos, como impressoras fiscais e não fiscais, computadores, tablet e smartphone. Vale apena ressaltar que a infraestrutura de rede também é essencial, para a comunicação dos equipamentos.
Em seguida o sistema de automação comercial é responsável em interligar os equipamentos por meio da infraestrutura de rede. Além disso, é importante dizer que é essencial que a sua equipe tenha um bom treinamento e acompanhamento, para a sua equipe ficar apta a utilizar o sistema de automação.

Afinal, quem pode me ajudar a implantar um sistema de automação comercial ?

A Select One Tecnologia, conta com uma equipe especializada na área de automação para bares, restaurantes e afins. Para saber mais sobre as nossas soluções, acesse aqui.